Combustível Na Reserva – Quais As Consequências

combustível na reserva traz varias consequenciasSerá que existem consequências por andar com o combustível na reserva?

Pois bem, é sobre isso que vamos falar hoje, o combustível na reserva e as suas consequências.

Antes de mais, deixe-me dizer que a reserva não é um depósito de combustível extra, mas sim um aviso de que o combustível da viatura está prestes a acabar.

Neste tema existem variadíssimos tipos de condutores, ou seja, nem todos pensam da mesma forma…

…temos aquele condutor que nem sequer deixa que acenda a famosa luz de reserva, mas também temos aqueles condutores que simplesmente ignoram a indicação de combustível na reserva e automaticamente assumem que têm combustível para mais 50 a 100 Kms.

Claro que quando a luz de reserva de uma viatura acende não é significado de que a viatura deixou de ter combustível.

Em média a reserva indica que a viatura tem entre 5 a 10 % de combustível, logo, se o seu carro faz 1000 kms com um depósito cheio de combustível, então na reserva irá percorrer em média entre 50 a 100 kms…

…mas o melhor mesmo seria que a tal luzinha não chegasse a acender, e por varias razões, sendo que a primeira é logo garantir que não fica na estrada por falta de combustível.

Não sei se já aconteceu consigo, mas muitas vezes no aluguer de carros levanta-se a viatura com combustível na reserva e entrega-se na reserva também, pois saiba que isso é uma má pratica da rent-a-car e normalmente isso só acontece em aluguer de carros baratos.

Mas, o meu conselho é que ignore as más praticas e se foque apenas no que traz algo de positivo para si.

Quando se trata de viatura própria é melhor pensar na conta que se pode estar a preparar e muitas vezes de forma totalmente desnecessária, ou seja, vale mais prevenir que remediar.

Mas então, quais as consequências da luz de reserva de combustível?combustivel na reserva pode obriga-lo a empurrar a viatura sem querer

 

Pois bem, a primeira é que temos que reabastecer ? mas brincadeiras à parte, isso varia muito de situação para situação e até de viatura para viatura.

Se estivermos a falar de um carro novo que ainda não tem muito lixo no depósito, isso não é tão grave assim, mas se estivermos com um carro já com alguns anos então aí sim, é mais grave.

Como vocês facilmente deverão compreender, os depósitos de combustível vão ficando com lixo e resíduos prejudiciais para o motor das viaturas…

…se assim não fosse, nem sequer era necessário as viaturas ter filtros de combustível, não é verdade?

Então, a primeira consequência de conduzir na reserva é logo sujar os filtros de combustível, pois quando a luz de reserva acende, é porque o combustível está no fundo, e se o combustível está no fundo então vamos ter a bomba de combustível a apanhar os resíduos do fundo do depósito de combustível.

Mas o problema é só os filtros?

 

Pode não ser, pois dependendo do tipo de resíduos no depósito e do estado dos filtros de combustível, os resíduos podem passar mesmo para a injecção da viatura, e aí podemos estar a falar de sérios problemas e com custos consideráveis para os resolver.

Como é do conhecimento geral, hoje em dia todas as viaturas têm injeção eletrónica, pois meus amigos, isso significa ainda mais cuidados a ter com os combustíveis.

Se antigamente tínhamos os injetores ditos tradicionais que queimavam até “água”, hoje não é bem assim, e o meu conselho é mesmo para não conduzirem com a luz da reserva acesa.

O ideal seria nem sequer deixar a luz acender, mas se ela acender, então abasteça no primeiro posto de abastecimento de combustível confiante que encontrar, sendo que se estiver em Vila do Conde pode dirigir-se ao Posto de Abastecimento Galp Auto Bemguiados, também conhecido por Ponto Bemguiados.

Claro que se acontece uma ou outra vez de a luz da reserva acende, isso não é um problema, mas não deixe que isso se torne uma rotina…

…até porque isso é mais psicológico do que outra coisa, porque se você interiorizar que é para reabastecer sempre que o indicador de combustível bate no ¼ tem a situação resolvida.

Então, esqueça que a sua viatura tem reserva e mantenha sempre o depósito de combustível acima de ¼ de combustível, dessa forma está a livrar-se de dores de cabeça.

Já agora, veja também esta informação sobre Posto de Abastecimento – Como Escolher Uma Bomba de Combustível.

Atenciosamente

Equipa Auto Bemguiados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *