Gasolina 95 Ou 98 – Qual a gasolina a utilizar no seu motor?

gasolina 95 e 98 são assim tão diferentes?O tema de hoje é sobre a escolha de gasolina em relação às octanas.

Embora para algumas pessoas seja simples escolher que gasolina utilizar em seus carros e ou motas, o mesmo não acontece com uma forte percentagem, pois persiste sempre a dúvida sobre se devem utilizar a 95 ou 98 octanas.

Também é verdade que existe um grande número de pessoas que simplesmente consulta o manual de instruções do seu veículo e segue as indicações lá presentes em relação ao tipo de combustível a utilizar, e muito honestamente, seria o que eu faria na ausência de informação fidedigna.

Mas afinal qual gasolina se deve utilizar, 95 ou 98?

 

Pois bem, essa é uma questão que não pode ser respondida de forma generalista, pois existem alguns motores “embora poucos” que os fabricantes recomendam a utilização da gasolina de 98 octanas e em outros casos recomendam precisamente o contrário.

O que nós recomendamos sempre é mesmo que, em primeiro lugar se consulte o manual do proprietário da viatura em questão e ver qual a indicação do fabricante em relação ao uso do combustível, e depois, caso não haja restrição a nenhuma delas “como é na maior parte dos casos”, o cliente escolhe a que mais lhe convier, diga-se, na maior parte dos casos tem a ver mesmo é com o preço.

Isto para já nem sequer falar que o mito da 95 ou 98 está a desaparecer, pois agora já existem casos em que a 98 está associada a outro nome e nalguns casos já nem sequer referenciam a 98.

Longe vai o tempo em que tínhamos a gasolina normal e a super e aí sim, segundo os entendidos haviam grandes diferenças entre uma e outra, mas depois com a chegada da sem chumbo as coisas mudaram um bocadinho.

Agora, também posso aqui dizer que neste momento a gasolina mais utilizada é a 95, pois nos tempos que correm, a maior parte das pessoas recorre é ao combustível mais barato e já nem sequer se preocupa com esse tipo de discussão.

Claro que em muitos casos isso nem sequer é relevante, a menos que estejamos a falar de motores muito mais antigos, e aí sim, pode haver a necessidade de utilizar gasolina de 98 octanas, de resto a maioria dos casos tem a ver com mitos que se criaram de que a gasolina 98 é mais forte e que o carro anda mais e consome menos.

Para resumir, o que recomendamos mesmo no que diz respeito à utilização de gasolina, é que sigam as instruções do fabricante, que repito, na maior parte dos casos não há qualquer restrição a nenhuma delas e aí o condutor escolhe a que acha adequada ao seu estilo de vida.

Atenciosamente

Equipa Auto Bemguiados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *